Livre Power, Lda.

Setembro 24 2010

O controlador de carga é essencial porque protege a bateria do excesso de carga, desligando a passagem de corrente quando ela está totalmente carregada.

 

Admitem a entrada de carga na bateria quando a tensão está entre determinados parâmetros, normalmente entre os 10 ou 11 e os 14, 5 VDC, isto se o banco de baterias tiver 12 V de tensão.

Alguns controladores de carga são “inteligentes” e detectam automaticamente se a tensão do banco de baterias é de 12, 24 ou 48 V, deixando passar energia para as baterias apenas quando as tensões são próximas.

Alguns controladores possibilitam outras funções:

- proteger a bateria de descargas profundas, o que abreviaria a sua vida útil. Para isso os cabos que levam a energia para consumo têm de partir do próprio controlador de carga.

- Indicador do estado de carga, em %, num “display” LCD.

- gerir, como um controlador horário, o ligar e desligar uma linha de iluminação exterior, segundo um horário programado ou pela própria intensidade da luz solar.

- informação da quantidade de energia produzida e acumulada num determinado período, consumo no momento, consumo efectuado desde a sua instalação até hoje, etc.

- alarmes acústicos para avisar do estado de carga.

- programações diversas, possibilidade de ligar a computador, etc.

No mercado encontram-se controladores de carga com preços e capacidades muito diferentes, os mais simples com funções básicas, de 12 V e 4 ou 5 amperes, até os mais sofisticados de 12/24, 48 V para diferentes amperagens.

Os controladores de carga da marca WELLSEE, que importo do fabricante, têm uma óptima relação qualidade/preço. Veja mais informações sobre os modernos controladores de carga MPPT da WELLSEE clicando aqui. Se necessitar dum controlador vale a pena contactar-me, clicando aqui.

 

 

 

 

Arménio Carreira às 16:25

www.aerogeradores.pt
Visite o Toplist Energia Eólica