Livre Power, Lda.

Setembro 10 2011
Apoiámos desde o princípio a iniciativa da Cooperativa Sítio, colaborando com o Sr. Samuel Rodrigues na realização do Workshop de Construção de uma Eólica. Inicialmente contactou-se o Hugh Piggott, como ele não podia acabou por nos indicar formadores da Eirbyte que têm colaborado com ele em vários workshops e que estiveram de 4 a 9 de Setembro de 2012 na Quinta de Darei, em Mangualde, Viseu, Portugal.
Foi uma óptima oportunidade de convívio entre todos e uma excelente experiência prática de aprofundar conhecimentos sobre como construir uma eólica.
"Energia Eólica A energia eléctrica é hoje uma comodidade essencial para as nossas vidas. Mas o consumo crescente desta energia n
o presente modo de produção e distribuição tem efeitos graves a vários níveis: Ecologicamente a produção de energia é tremendamente agressiva sendo responsável por uma grande parte das emissões de gases e partículas poluentes, especialmente quando produzida através de combustíveis fósseis ou nucleares. Mesmo quando se tratam de centrais de energias renováveis a lógica de concentração e de grande escala é responsável pelo desperdício de uma grande percentagem da energia no transporte entre os pontos de produção aos pontos de consumo. Esta lógica de concentração é também responsável por um outro desequilíbrio. Um desequilíbrio socioeconómico. Torna esta comodidade num criador de desigualdade e concentração de poder e capital enfraquecendo a capacidade da população e comunidades gerirem o meio ambiente que habitam. Sendo a redução do consumo um dos desafios que todos teremos que enfrentar existem mais respostas para resolver este duplo problema. A capacitação para a auto-construção de sistemas de produção de energia é uma das soluções que procuramos. O gerador eólico abordado neste workshop tem múltiplas vantagens compatíveis com as nossas ideais e objectivos:
-Sendo dependente da energia do vento pode ser instalado em virtualmente todos os territórios com acesso a este, evitando a necessidade de condições especiais (como cursos ou reservatórios de água) para produzir energia.
-Foi desenvolvido para ser auto construído recorrendo sempre a tecnologias simples e acessíveis sem necessidade de especialização por parte de quem o constrói.
-Utiliza materiais comuns sendo que alguns são naturais e outros podem ser reciclados, tornando esta solução barata e acessível
.
-É uma solução local contribuindo para que indivíduos e comunidades aumentem o controlo sobre a suas próprias condições de vida.
-Pode constituir-se como uma actividade colectiva criadora de laços entre os indivíduos."
Por Samuel Rodrigues, Sitio Coop.
Veja fotos do evento abaixo.






































































Arménio Carreira às 21:55

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



www.aerogeradores.pt
Visite o Toplist Energia Eólica